Espaço Empresa de Santarém

terça, 15 maio 2018 12:32
O “Espaço Empresa Santarém” foi inaugurado no passado dia 19 de abril, na Loja do Cidadão de Santarém, criado pela Câmara de Santarém, em parceria com o IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação, I.P., a AMA - Agência para a Modernização Administrativa e o AICEP - Agência para o Investimento e o Comércio Externo de Portugal).
Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara de Santarém, Manuel Caldeira Cabral, Ministro da Economia, os vereadores, Nuno Serra, Inês Barroso, Jorge Rodrigues, Ricardo Rato e José Augusto Santos, inauguraram o “Espaço Empresa Santarém”, juntamente com representantes do IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação, I.P. e do AICEP - Agência para o Investimento e o Comércio Externo de Portugal).
O “Espaço Empresa Santarém”, vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 18h00, encerra aos sábados, domingos, feriados nacionais e feriado municipal, e vai permitir desburocratizar e poupar tempo útil às empresas sediadas no município, para além de potenciar o desenvolvimento económico e social do Concelho. Este novo serviço concentra num único balcão, respostas de diversos organismos da administração central e local.
O Município continua a alavancar a afirmação de Santarém enquanto local estratégico de excelência para investir, empreender e desenvolver economicamente os negócios. É neste propósito que o Espaço Empresa Santarém vai integrar, para além dos serviços já prestados pelo Gabinete de Apoio ao Investidor (Via Expresso Investidor e Via Expresso Jovem), outros serviços das entidades parceiras – IAPMEI, AICEP e AMA – com o objetivo de num único ponto de contato, facilitar e apoiar todos aqueles que pretendam investir ou já estejam a investir em Santarém.
A criação dos espaços empresa em espaços municipais - projetos piloto iniciados em 2017, têm como objetivo testar este conceito, de modo a concretizar e a operacionalizar, através duma abordagem multicanal, a criação de uma rede de suporte de pontos focais nas entidades da Administração Pública, com o envolvimento das câmaras municipais.
Para além de Santarém, as câmaras municipais protocoladas nesta fase de arranque são Abrantes, Ansião, Beja, Bragança, Castelo Branco, Famalicão, Fundão, Guarda, Guimarães, Lagos, Oliveira do Bairro, Ourém, Paços de Ferreira, Portalegre, São João da Madeira, Tavira, Tondela, Valongo, Viana do Castelo e Vila Real.
O projeto “Espaço Empresa” tem como objetivo criar uma rede de pontos únicos de atendimento às empresas, distribuído por todo o espaço nacional, com serviços disponibilizados, quer através do canal presencial, numa lógica de proximidade e de atendimento personalizado, quer através dos canais online e telefónico.
Esta rede de atendimento multicanal vai permitir o acompanhamento dos empresários, ao longo do ciclo de vida das empresas, com estruturas de apoio ao investimento que, no caso da Câmara de Santarém, já dispõe de atendimento presencial, no âmbito do Gabinete de Apoio ao Investimento.