Santarém assina protocolo para abertura de "Espaço Empresa"

terça, 03 abril 2018 10:08

Mais de 20 municípios abrem 'lojas' Espaço Empresa

É já no próximo dia 9 de abril, pelas 11h00, na Comunidade Intermunicipal do Oeste, que o IAPMEI, em parceria com a AMA e a AICEP, celebra, com 21 autarquias, protocolos para a implementação municipal do Espaço Empresa.

Os projetos piloto iniciados em 2017 em Leiria, nas instalações do NERLEI, e em Abrantes e Ansião em espaços municipais, visaram testar este conceito, concretizando a operacionalização de uma abordagem multicanal, a criação de uma rede de suporte de pontos focais nas entidades da Administração Pública e o envolvimento das câmaras municipais.

Um ano após o arranque do projeto piloto, o Espaço Empresa ganha escala com a implementação regional em mais de 20 municípios.

As Câmaras Municipais protocoladas nesta fase de arranque são Abrantes, Ansião, Beja, Bragança, Castelo Branco, Famalicão, Fundão, Guarda, Guimarães, Lagos, Oliveira do Bairro, Ourém, Paços de Ferreira, Portalegre, Santarém, São João da Madeira, Tavira, Tondela, Valongo, Viana do Castelo e Vila Real.

A cerimónia de assinatura dos protocolos conta com a presença da Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, e do Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral.

Espaço Empresa

O projeto Espaço Empresa tem como objetivo a criação uma rede de pontos únicos de atendimento às empresas, com serviços disponibilizados pela Administração Central e Local, quer através do canal presencial, numa lógica de proximidade e de atendimento personalizado, quer através dos canais online e telefónico, constituindo-se como a Rede Nacional de Apoio às Empresas e ao Investimento.

Com efeito, e reconhecido que a competência das respostas a prestar por qualquer um dos canais exigirá a todo o tempo um backoffice célere e eficaz, a malha de pontos focais constituída em sede de operacionalização do piloto tem vindo a ser densificada.

As Câmaras Municipais desempenham um papel crucial no desenvolvimento e operacionalização da iniciativa Espaço Empresa, quer ao nível da expansão física da rede, uma vez que os pontos de atendimento presencial funcionarão em infraestruturas municipais, quer no que se refere à qualidade do serviço prestado, através da criação e do estímulo de sinergias com estruturas de apoio ao investimento já existentes em muitas autarquias.

Espaço Empresa