Candidaturas abertas ao Programa «Europa para os Cidadãos»

quarta, 14 fevereiro 2018 11:02

Foi publicado o Convite à apresentação de propostas – EACEA 40/2017: Programa «Europa para os Cidadãos» – subvenções de ações para 2018.

O presente convite abrange as seguintes vertentes e medidas do Programa «Europa para os Cidadãos»:

• Vertente 1: Memória europeia

• Vertente 2: Compromisso democrático e participação cívica
- Geminação de cidades
- Redes de cidades
- Projetos da Sociedade civil

A candidatura está aberta até 1 de março de 2018, 12h (hora de Bruxelas).

Promotores que procuram Parcerias

Irlanda Age Action www.ageaction.ie
intercultural@ageaction.ie
Este projeto funcionará com um grupo de migrantes mais velhos que vivem em uma área particularmente desfavorecida em Dublin. O objetivo geral do projeto é promover a integração como um processo de duas vias entre migrantes idosos e a comunidade estabelecida nas sociedades de acolhimento através do desenvolvimento de um conjunto de ferramentas replicáveis que irá desenvolver competências cívicas e participação da comunidade dos participantes e que podem posteriormente ser usado com semelhante grupos tanto na Irlanda como em outros países da UE / parceiros. Vertente 2: Compromisso democrático e participação cívica

Sérvia “National Museum“ Vranje www.muzejvranje.rs
askavr@gmail.com
radmila.marcic9@yahoo.com

Vlachs - Forgotten People of the Balkans
O projeto se referirá à minoria esquecida no território dos Balcãs Ocidentais, ou seja, a minoria Vlachs ou Aroman, que cresceu no século 19 em toda a Europa. Eles são quase esquecidos, embora tenham sido portadores da modernização económica na Sérvia e em outros países dos Balcãs no meio do século XIX. O seu conhecimento do comércio internacional, da linguagem, das contas, das ferramentas e dos livros e alfabetização marcou a vida cultural de muitos países europeus.
Embora não tenham seu próprio país, eles estavam presentes em todo os Balcãs e na Europa. O contexto do projeto contempla esses fluxos de migração dos Vlachs e sua influência em diferentes países europeus.
Atividades planeadas:
• Conferência Internacional
• Exposição sobre os Vlachs
• Preparação de publicação e recolha de artigos científicos. Vertente 1: Memória Europeia
Irlanda Longford Women’s Link www.lwl.ie
tarafarrell@lwl.ie

Programa de Democracia Local para Mulheres na Europa
A LWL há muito afirmou que, quando apoiamos as mulheres da nossa comunidade, apoiamos suas famílias - os programas de independência econômica administrados por ambas as organizações no passado são uma evidência clara disso. O programa tem dois principais resultados:
1. Promover o envolvimento das mulheres nos grupos parceiros para participar efetivamente de estruturas democráticas locais (incluindo a compreensão dos sistemas eleitorais e os motivos do envolvimento ativa da cidadania), não só aumentando sua compreensão da democracia local, mas também promovendo um ambiente democrático local com mais resultados para as mulheres.
2. Promover a conscientização e a compreensão de como os cidadãos ativos podem ser atraentes, em tempos de crises económicas e políticas.
O objetivo geral do programa é construir o modelo existente estabelecido pela LWL e desenvolver um modelo europeu que possa ser replicado. Vertente 2: Compromisso democrático e participação cívica

- Projetos da Sociedade civil

Irlanda Early Learning Initiative https://www.ncirl.ie/ELI
josephine.bleach@ncirl.ie
Este projeto participativo de pesquisa-ação mostrará que, ao permitir compromissos restauradores - em uma comunidade dividida, muitas vezes radicalizada, do interior da cidade - mutuamente respeitosa e os relacionamentos colaborativos são cultivados.
Esta iniciativa está preocupada com as vertentes mais amplas de mudanças sociais das práticas restauradoras, ao invés de se concentrar unicamente na justiça criminal, e no centro desta iniciativa é uma visão de um bairro de aprendizagem reparadora. Vertente 2: Compromisso democrático e participação cívica

Irlanda Claremorris Community Radio www.ccr946.ie
Patkeane2@eircom.net

Este é um projeto de compromisso democrático a ser conduzido em conjunto com outras organizações da Comunidade Europeia, para analisar o impacto da migração sobre migrantes e comunidades acolhedoras. O objetivo é criar vínculos e celebrar toda a diversidade de culturas envolvidas.
Utilizamos o máximo de estruturas de ligação existentes e grupos de facilitação dentro da comunidade.
Desejamos que o conceito de desafio seja reconhecido dentro do projeto. Vertente 2: Compromisso democrático e participação cívica

Espanha Municipality of La Palma del Condado euprj@lapalmadelcondado.org

O município de La Palma del Condado procura parceiros. O objetivo desses projetos é promover um debate aberto e multinível entre os órgãos interessados locais / regionais / europeus para melhorar as políticas de desenvolvimento local sustentáveis no setor de alimentos e em assuntos como cooperação em inovação e pesquisa, empreendedorismo colaborativo novo, promoção do turismo com base em locais produção de alimentos ("km 0") Vertente 2: Compromisso democrático e participação cívica
- Geminação de Cidades